sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia do Meio Ambiente. Só precisamos de mais um.

Mais um ano e alguns progressos. Sim, houve progresso. Houve mais discussão, mais matérias na TV, mais críticas a quem joga o lixo na rua e contribui para alagamentos, mais gente colocando lixeira extra em casa e separando lixo seco, menos gente lavando calçada e mais gente tomando banho mais rápido. Houve sim mais adeptos à causa ambiental, aqueles que levam suas sacolas de pano pro supermercado, aqueles supermercados que oferecem caixas de papelão para seus clientes e deixam de usar bandejinhas para colocar legumes, carnes, presunto e queijo. Houve quem desenvolveu desconfiômetro e parou de ir à padaria da esquina de carro. Houve a Hora do Planeta, gente apagando a luz, governos atendendo a pedidos, monumentos no escuro. Houve música, houve orquestra, houve arrepio ao se perceber qualquer mudança.
O meio ambiente virou tema de mobilização, virou tema de indignação, de protestos e palestras, tema de mesa de bar e hora do almoço.
Daqui a um tempo, ninguém vai saber ao certo de onde veio sua conscientização. Porque a mudança no pensamento ocorre aos pouquinhos, bem progressivamente, em marcha lenta. Parece estalo, mas raramente é. Sorte é que ocorre. É a sorte de todos nós e do planeta. Daqui a pouco, de um em um, a consciência vai ser geral e poderemos comemorar os progressos.

Que nos inspire a lógica social desse vídeo: só precisamos que alguns tomem frente. Se agora somos os caras solitários que dançam na grama sozinhos, teremos em breve o prazer de comemorar com aplausos também solitários, que só nós entenderemos o valor, a massa que nos acompanha. Foi difícil, mas conseguimos.



Nenhum comentário: