quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia mundial do meio ambiente. Até quando só serão palavras?

Dia mundial do meio ambiente. Há, hoje, pelos quatro cantos do mundo, manifestações em prol do meio ambiente, da conservação da natureza, das águas, dos solos, do ar. Há pessoas levantando suas bandeiras, organizando-se em passeatas, criando mobilizações pela conscientização de que o mundo está sendo destruído. O dia mundial do meio ambiente é celebrado em clima de alerta.
Mas o clima é de alerta não é de hoje. Há mais de uma década chegamos ao consenso que avançamos nas reflexões sobre a responsabilidade que temos com o meio ambiente, porém, para a maioria, não passam de reflexões bonitinhas e dignas de serem repetidas, porque não direcionam ao momento em que todos arregaçam as mangas para reparar o mundo tão deteriorado e destruído pela ação humana.
Quando vamos mudar nossa atitude, falar menos e fazer mais? Quando vamos usar menos água para lavar as louças do almoço? Quando vamos tomar banhos mais rápidos e varrer a calçada ao invés de jogar água com a mangueira? Quando vamos criar o hábito de ir ao supermercado com nossa própria sacola, ao invés de carregar cada pequeno produto em uma sacola diferente e depois lançarmos todo esse material plástico não degradável no lixo? Quando vamos usar menos nosso carro para ir e voltar de tudo quanto é lugar que vamos? Quando vamos estimular nossos filhos a usar mais o sistema de transporte público ou a caminhar ao invés de acostumá-los a usar o carro sempre? Quando vamos começar a separar o lixo para que seja coletado de forma seletiva? Quando vai haver coleta seletiva? Quando vamos gastar menos papel, imprimir menos, aproveitar mais? Quando vamos consumir menos para que os meios de produção desacelerem e poluam menos?
De “quando” em “quando”, o tempo passa. E enquanto isso nós repetimos como matracas que o meio ambiente precisa de cuidado, mas não fazemos absolutamente NADA para mudar nossos hábitos cotidianos que levam, pouco a pouco, à total destruição do meio ambiente.

Nenhum comentário: